Share

As melhores praias de Punta del Este para cada perfil de viajante 🌊

Para os mais íntimos, Punta é a cidade de verão preferida dos Uruguaios, como também é destino dos Argentinos e Brasucas que estão afim de conhecer o país hermano. Para você ter uma ideia, meu caro leitor, de 12 mil pessoas que moram de fato lá, a população salta para 400 mil nesta época mais quente do ano.

Badalada e com um Q de Balneário Camboriú (SC), Punta del Este não atrai viajantes só por sua noite agitada e cassinos, mas também por sua natureza de encher os olhos. Continue lendo para conhecer qual a melhor praia de de Punta para cada tipo de viajante.

Bora viajar comigo!

Clique no tópico que você quer já ler:
Por que fazer uma viagem para Punta del Este
A praia de Punta ideal para cada viajante
Praias e cidades próximas a Punta
A melhor época do ano para viajar
Onde se hospedar na cidade
Punta é uma cidade cara?

 

Por que fazer uma viagem para Punta del Este?

A introdução já deu um bons motivos para montar a mochila e ir para Punta? Calma, tem mais:

  • Punta não está tão longe do Brasil
  • A cidade é limpa, organizada e segura
  • Os dias de sol em Punta são incríveis
  • Você irá conhecer o famoso monumento Los Dedos
  • Corridinha pela rambla/orla da praia é uma delícia
  • Ver os simpáticos leões marinhos no porto
  • Há excelentes opções de hostels
  • Treinar o espanhol ou, no mínimo, o portunhol
  • Lá tem uma praia para cada perfil de viajante

Se chegar de avião ao país, há 5 formas de ir e Montevideo a Punta del Leste, inclusive te conto a melhor. 😉

A praia de Punta del Este ideal para você

A península de Punta basicamente tem 3 praias: Brava, Manza e El Emir. E cada uma possui características particulares, o que torna nosso destino especial. Meu intuito aqui é comentar sobre essas praias e te contar para quais perfis de viajantes se adequam mais.

Sua escolha vai ficar fácil.

1. Playa Brava

Monumento Los Dedos na praia Brava, Punta del Este, Uruguai

A Brava de Punta é banhada pelo oceano e, como já deve imaginar pelo nome, tem ondas. Mas não se deixe assustar, pois, ao menos quando a conheci, essas ondas estavam tranquilas. A razão, na verdade, vem mais da comparação com outro ponto do litoral de Punta que comento mais adiante.

Um fato interessante é que, anos e anos atrás, homens e mulheres não costumavam dividir as areias. A Brava era o destino das mulheres que queriam aproveitar o sol.

Sua faixa de areia é larga e longa, o que facilita o trabalho de encontrar um bom espaço para armar o guarda sol. A areia é fofa e gostosa de se pisar. Há alguns salva-vidas na parte mais inicial e cheia da praia.

Neste mesmo pedaço você pode tirar uma foto no tão falado Los Dedos, monumento finalizado em 1982 e que se tornou O símbolo de Punta del Este. A fila é grande, mas vale sua paciência. Acredite!

Para que tipo de viajante a Playa Brava é ideal?

Apesar de algumas ondas, a Brava não é a melhor para os surfistas, se este foi seu palpite incial. Mas é um super lugar para os viajantes esportista, devoradores de livro e atletas de copo em busca de:

  • Simplesmente ler um bom livro
  • Conversar atoa com os amigos
  • Correr ou caminhar na praia
  • Jogar frescobol, altinha, vôlei com amigos
  • Velejar de kitesurf ou windsurf

2. Playa Mansa

Passagem para pessoas ao lado da praia e prédios ao fundo, Punta del Este, Uruguai

Já a Playa Manza é o oposto da Brava. Além de não ter onda, é banhada pelo Río de la Plata – sim, o rio que separa o Uruguai da Argentina – e sua areia não é tão fofa. Principalmente no início do século XX, era o local preferido dos homens, que aproveitavam as águas calmas para nadar.

Com visual bem particular, a Manza fica em frente aos prédios mais luxuosos da cidade. Inclusive lá está o parador Ovo Beach.

A principal queima de fogos na virada do ano é na Manza. As areias ficam cheia de pessoas de diferentes partes desse mundão que se abraçam e contam, a plenos pulmões, os 10 segundos para a chegada do novo ano. Não é lá um reveillon do Rio, mas é bem legal. Vale muito a experiência.

Para que tipo de viajante a Playa Mansa é ideal?

Eu dei um super spoiler antes, né? Digo, com a história dos homens preferirem a Mansa para nadar. Mas, o que ficou mais na cara é que a praia é ideal para os viajantes devoradores de livro, fãs de beach clubs e levantadores de taças (entendeu a diferença, certo?). Ou seja, quem curte:

  • Colocar a leitura em dia
  • Usar camisa com bermuda e ouvir eletrônico (não estou julgando ninguém)
  • Aproveitar a praia com um frisante/vinho/gim
  • Nadar sem ondulações da água

3. Playa El Emir

Praia em um fim de tarde com pedras, areia e prédios à frente

Por que se chama assim? Vou ficar te devendo essa resposta. Mas posso te adiantar que é a praia com o visual mais diferente de Punta.

El Emir é “tomada” por pedras e a areia repleta de conchas, o que pode fazer a alegria dos colecionadores (spoiler alert). Em contraste à Brava, que fica logo ao lado, é bastante pequenininha e com pouca faixa de areia. O mar é bem mais agitado que sua vizinha Brava!

Outra ‘coisa’ que chama atenção no local é um santuário com a imagem de uma santa e ornado com as conchinhas que seu construtores recolheram da areia. É uma parada que os turistas adoram.

Para que tipo de viajante a Playa El Emir é ideal?

Para esta não há muito segredo. A El Emir é excelente para os viajantes surfistas! Como eu fiquei hospedado em um hostel quase em frente, sempre dava uma olhada na água. Recordo que em um sábado só se via pranchas na água.

Ou seja, se você não é uma passador de parafina, a El Emir não é sua praia.

Praias e cidades próximas a Punta del Este

Além de tudo que você já leu aqui, Punta ainda está bem pertinha de outros lugares que vale a pena conhecer. Além da Casapueblo e seu pôr do sol poético – literalmente -, rola dar uma passada em outras praias do lado, como:

  • La Barra
  • Manantiales
  • José Ignacio

E se você quer dar uma volta maior, pode colocar mais roupa na mochila pois há muito o que fazer no Uruguai em um roteiro de 2 semanas.

Qual a melhor época do ano para curtir o litoral de Punta?

Resposta simples e direta: verão! Ali entre dezembro e março.

Como o Uruguai fica mais ao sul, no outono e inverno o frio é mais forte que no Brasil e não faz muito sentido ir para Punta tendo as praias na cabeça. E, nesta época do ano, a cidade fica bem vazia.

Onde se hospedar em Punta del Este

A cidade conta com várias e boas opções de Airbnb, inclusive fiquei alguns dias por lá em um apê que tinha vista para Los Dedos. Mesmo com esse bom atrativo, vale muito mais a pena ficar em hostel, tanto do ponto de vista financeiro quanto de pessoas que você irá conhecer, de diferentes países.

Dê uma olhada nos seguintes hostels, principalmente pela localização e estrutura:

  • Casa Alevines [o que mais curti!]
  • Tas D Viaje Hostel
  • Lobo Hostel

Punta del Este é uma cidade cara?

Barata, barata não é. Fui tomar café da manhã com uma amiga na Juan Gorlero – principal rua da cidade e por onde você passará muitas vezes – e, convertendo pro real, a conta fechou em 70. É grana! Mas há formas de se economizar bem.

Dicas quentíssimas pra não torrar dinheiro em Punta del Este:

1. Viajante/mochileiro, passe no supermercado e compre o que for comer. Lá há várias opções de empanadas, medialunas, sanduíches com uma preço bem bacana e que vão te sustentar bem. Os hostels normalmente têm cozinha e você consegue sempre preparar algo.

2. Mesmo se bater aquela preguiça de cozinhar e optar por comer fora, em qualquer lugar, confirme se a Ley Iva se aplica ao estabelecimento. Basicamente, é uma lei de descontos para turistas quando pagam suas contas no cartão.

______________

Mesmo que uma praia seja mais a sua praia (só pra descontrair!), conhecer outras é sempre bem legal. Não deixe de, ao menos, dar uma explorada por aí. Se tiver alguma sugestão, por favor, é só compartilhar nos comentários.

Partiu arrumar a mochila?

 

<< Voltar para todos os artigos