Share

O que fazer na Itália: 9 cidades obrigatórias em seu roteiro

Ahhhh, a Itália! O país de formato de bota, famoso pelas incríveis pizzas e massas simplesmente maravilhosas, é um deleite para a barriga, alma e os olhos. São 8.000 mil cidades de norte a sul, lesta a oeste. Então, tem opção para todos os gostos.

Mas relax, companheirx de viagem, te mostro o que fazer na Itália e a cidades que você tem que conhecer de todo jeito.

▸ Roma
▸ Nápoles
▸ Pompéia
▸ Sorrento
▸ Florença
▸ Pisa
▸ Veneza
▸ Verona
▸ San Marino

Logo após o vídeo, breve mas importante explicação de cada cidade.

As cidades Italianas que você não pode deixar de conhecer

As cidades a seguir literalmente fizeram parte de meu roteiro pelo país da bota. Pode confiar nas dicas, companheirx de viagem.

1. Roma

A cidade eterna é simplesmente, literalmente, incansavelmente capaz de tirar o fôlego a cada esquina dobrada. Peço desculpas pelos vários “mentes”, mas o que eu menos fiz aqui foi te contar alguma mentira. Toda a empolgação se deve ao fato de que seja minha cidade preferida no mundo (até agora, ao menos)!

Roma é linda e embelezada por monumentos que estudamos na escola e vimos nas telas do cinema, como:

  • Coliseu
  • Fontana de Trevi
  • Forúm Romano
  • Vaticano
  • Panteon
  • Boêmio e charmoso bairro Trastevere
  • Palácio Vittorio Emanuelle
  • Monumento bocca della verità
  • Piazza Capidoglio
  • Piazza Navona
  • Pôr do sol nas escadarias da Piazza Spagna
  • Comer a melhor pizza na Antico Forno Roscioli

2. Nápoles

Caótica e “feia”, pela primeiríssima impressão, admirada e guardada no coração com carinho, quando a conhece de verdade. Assim, defino, sem medo de errar, Nápoles.

Essa cidade e seu povo tem um espírito diferente de qualquer outro da Itália, é sério.

Sua pizza marguerita com uma massa fininha maravilhosa é outro destaque Napolitano, além do Monte Vesúvio – tão imponente, logo ali – e monumentos históricos da cidade mais antiga da Europa, com mais de 2.000 anos.

3. Pompéia

Próxima a Nápoles, Pompéia é aquela cidade do período Romano que foi soterrada pela fuligem da erupção do Vesúvio, há 1.942 anos. Resiliência a resume bem, já que grande parte de sua estrutura manteve-se preservada e, hoje, está à nossa disposição para conhecer e entender como eram as casas da época. O passeio é imperdível. Juro!

Como chegar: só pegar um trem desde Nápoles.

4. Sorrento

Que coisa mais linda é Sorrento. A cidade é bem incrível e está incrustada na Costa Amalfitana, região recheada com praias pequenas, montes e vilarejos bem coloridos. Penso que por ter chegado na cidade pouco depois do Natal, que estava ainda toda iluminada, me senti abraçado de forma bem aconchegante.

Ah, também comi uma azeitona preta que… Pelo amor do cara lá de cima!

5. Florença

Simplesmente o berço da Renascença. Simplesmente a cidade de Leonardo da Vinci, Michelangelo, Dante Alighieri. Precisa de mais para adicioná-la ao seu roteiro? Por conta disso, é bastante histórica, o que te faz se sentir no meio de uma pintura renascentista (principalmente o deleite aos olhos ao vê-la desde a Piazzale Michelangelo).

Florença, na minha opinião, tem a igreja mais linda que já vi: Santa Maria del Fiori. E olha que vi igreja em meu mochilão pela Europa. Ela é bem diferentona e inovadora, devido à técnica com a qual sua cúpula foi construída.

6. Pisa

Juntamente à pizza, a tortinha é um símbolo italiano que define visualmente o país. Quem nunca se imaginou fazendo aquela foto “empurrando/segurando” a torre de Pisa? Não importa o que leia por aí – sim, ela não é tão grande quanto possamos imaginar – é obrigatório conhecer esse monumento.

A cidade em si é bem gracinha, limpíssima e organizada. Fácinho chegar até lá, só pegar um trem se estiver em Florença, por exemplo.

Como chegar: a melhor maneira é um trem e Florença.

7. Veneza

Mais um clássico destino italiano. Veneza é realmente única, pois não se vê todos os dias uma cidade cujas “ruas” são canais de água. É louco, tanto por sua singularidade quanto por formar um certo labirinto. Meu passatempo preferido na cidade, que oferece mesmo mais restaurantes e cafés, era desligar o GPS e simplesmente sair andando sem rumo. Fazendo isso conheci cantinhos dignos de album de fotografia.

8. Verona

Seria  muito exagero dizer que é a cidade do amor? Não né? Afinal, é a cidade eternizada pelas palavras centenárias de William Shakespeare. Ali se passou a história do romance proibido de Romeu e Julieta (acho mesmo que era só queijo com goiabada?).

A cidade, querendo ou não, vive em volta desse casal mundialmente famoso. Inclusive, há um prédio com uma sacada onde “ficava Julieta” a suspirar por seu amado. Lendas à parte, milhares de pessoas visitam o local, escrevem cartas românticas e as deixam ali pregadas no muro, bem como uma estátua da própria Julieta.

Dica: acima de qualquer atitude e conotação machista/abusiva, a crença popular prega que segurar o seio da estátua dá sorte no amor.

9. San Marino*

Já começo explicando que, na verdade, San Marino é um país independente – o mais antigo da Europa -, mas está nessa lista, por dois motivos: poucos conhecem ou ouviram falar de SM e tal país fica dentro do território italiano, muito próximo a Rimini, parte sudeste da Itália. A população fala italiano, se é o que estava se perguntando.

A capital, que se chamada Cidade de San Marino, fica localizada nas montanhas, o que lhe confere um ar de cenário de filme de desenho da Disney. É mágico, juro!

A cidade é toda de pedra e árvores que a deixam ainda mais linda, além da vista lá de cima para um mar de morros e montanhas. Foi, sem dúvidas, uma das surpresas mais incríveis de toda minha viagem.

Como chegar: o itinerário é pegar um trem, de onde estiver, até Rimini e lá pegar um ônibus ao lado da estação de trem até San Marino.

Qual a melhor forma de viajar pela Itália?

Isso depende muito do seu perfil e, principalmente, se surge alguma promo daquelas de passagens aéreas low cost. Eu mesmo, ao longo de 20 dias pelo país, me locomovi muito bem só pegando trem.

Qual moeda devo levar à Itália?

Simplão, você deve levar Euros. Mas caso tenha dólares, não tem problema. Lá na Itália você os troca pela moeda européia.

Dica de ouro: evite trocar moedas em pequenas cidades, dê preferência às maiores, como Roma, Florença, Milão…

Aplicativos para baixar antes de ir pra Itália

Não vou te deixar na mão, ein?! Além do clássico Google Maps, preparei uma lista de aplicativos que você deve ter em seu celular, que vão te ajudar a pegar transporte público em cada cidade a opções baratíssimas para ir a outros lugares e até países, por exemplo.

Não deixe mesmo de dar aquela olhada no link acima. 😉

 

<< Voltar para todos os artigos