Bem vindx à terrinha! Esse país, que é menor que muitos estados brasileiros, com apenas 159 cidades e 4,5 milhões de habitantes, vai te surpreender de muitas formas. Além da culinária, que já sabemos que é maravilhosa, as esquinas portuguesas têm um charme ímpar.
Venha comigo saber o que fazer em Portugal.
▸ Lisboa
▸ Porto
▸ Guimarães
▸ Braga
▸ Sintra
▸ Évora
▸ Nazaré
Logo após o vídeo, breve mas importante explicação de cada cidade.
Cidades para conhecer em Portugal
Lisboa
Sejamos sinceros, brasileiros não pensam lá muito em Portugal como destino para as férias ou mochilão. Mas você pode se surpreender e muito. Foi o que aconteceu comigo. Lisboa, meu primeiro destino na viagem pela Europa, me arregalou os olhos de imediato.
Toda histórica e charmosa, a capital lusitana tem belezas que não só arquitetônicas, como também naturais. Não atoa, as pessoas vão se acomodando às margens do rio Tejo ao entardecer para curtir um belíssimo pôr do sol. Além desse espetáculo, Lisboa também nos presenteia com:
- Torre de Belém
- Comer pastel de nata/de Belém
- Praça do Comércio
- Rio Tejo
- Bairro do Chiado (point noturno)
- Castelo de São Jorge
- Estádio da Luz (Benfica)
- Icônico Padrão do Descobrimento (monumento em formato de barco)
- Mosteiro dos Jerônimos
Porto
Se Lisboa impressiona, Porto simplesmente ganha seu coração. É movimentada, tem muitas opções do que fazer, é segura. E, para os amantes do vinho, dá nome à bebida tão apreciada por muitos e tomada, principalmente, como sobremesa. Porque é bocado doce, viu?!
Os principais passeios e pontos turísticos da cidade são:
- Rio D’ouro
- Ponte Dom Luis I
- Degustação de vinhos do Porto às margens do Rio D’ouro
- Livraria Lello (inspirou a escritora de Harry Potter)
- Terreiro da Sé e catedral
- Muralhas Fernandinas, às margens do Rio D’ouro
- Estação ferroviária de Porto
- Teatro Nacional São João
- Estádio do Dragão (Porto FC)
Guimarães
Desde Porto, peguei um trem e cheguei para conhecer onde nasceu Portugal. Isso mesmo, esse país que colonizou países e países mundo afora deu seu primeiro respiro na cidade de Guimarães. Às suas margens foi travada a batalha que contribuiu imensamente para a formação do país. Como já deve imaginar, a cidade respira esse fato e muito conhecida pelo castelo que foi moradia do fundador de Portugal e sua família. É bem bonito.
Ao redor do castelo há um gramado verdinho bem grande, de onde se pode tirar uma foto com o castelo ao fundo. Dentro, que não é lá muito grande, há uma série de objetos e conteúdos interativos que contam toda a história do lugar e do país, além de tours em inglês, português e espanhol.
Além do castelo, você pode conhecer:
- Estátua de Dom Afonso Henriques
- Histórica Rua Santa Maria
- Câmara Municipal da cidade (Convento de Santa Clara)
- Largo da Oliveira (icônica praça)
- Muralha de Guimarães
Braga
De Guimarães, peguei outro trem e cheguei até Braga, nesse passeio bate-volta de Porto. Como era fim de semana, e dias antes do Natal, me deparei com uma “feira” enorme toda iluminada e cheia de pessoas, gordices deliciosas e até brinquedos típicos de parques. Sim, os famosos carrosséis.
Boas opções de programa pela cidade são:
- Arco da Porta Nova
- Letreiro com nome da cidade
- Largo do Paço
- Sé de braga
- Igreja de Santa Cruz
- Palácio do Raio (sua melhor foto)
- Praça da República
Sintra
Um nome bastante conhecido pelo brasileiros, mas poucos já estiveram ali. O que é uma pena, já que fica apenas a 28 km da capital lusitana. Muitos dizem que chegar a Sintra é como ir para outro mundo, devido a sua topografia montanhosa coberta de verde e, principalmente, por seu castelo medieval e palácio que fica no topo de um monte.
Algumas maravilhas de Sintra que irão ganhar seu coração:
- Castelo dos Mouros
- Parque e Palácio Nacional da Pena (topo de um monte)
- Quinta da Regaleira
- Centro histórico da cidade
- Praia da Ursa
- Monumento Cruz Alta
- Praia Cabo da Roca
- Praia da Adraga
Évora
A cidade tem uma pegada universitária, destino de muitos intercambistas brasucas. Contudo, e obviamente, é mais conhecida por conservar suas centenárias muralhas que a protegeram contra invasões, já no século XIV. E, para dizer bem a verdade, uma parte foi construída já no século III, período romano.
Em Évora, você irá conhecer:
- Centro histórico da cidade
- Muralhas de Évora
- Sé Catedral de Évora
- Templo Romano (Templo de Diana)
- Imponente e histórica Universidade de Évora
- Praça do Giraldo
- Aqueduto da Água de Prata
Nazaré
Seja você surfista, amante da água ou não, Nazaré é um destino para se arregalar os olhos. Sim, leu bem, arregalar os olhos, de surpresa. Nazaré brinda a surfistas e turistas com as maiores ondas do mundo! E tem o verde e amarelo aí.
Em 2017, Rodrigo Poxa, brasileiro, surfou uma onda de 24,48 metros que entrou para o Guinnes, o livro dos recordes. Entre as mulheres, a façanha é da Maya Gabeira, desfilando seu talento por um onda de 22,4 metros em 2020. O motivo dessas ondas incrivelmente gigantes é um cânion submerso.
Atrações de Nazaré:
- Praia do Norte
- Forte de São Miguel
- Miradouro do Suberco
- Monte de São Bartolomeu
- Estátua de surfista com cabeça de alce
Qual moeda devo levar a Portugal?
Simplão, você deve levar Euros. Mas caso tenha dólares, não tem problema. Lá em Portugal você os troca pela moeda europeia.
Dica de ouro: evite trocar moedas em pequenas cidades, dê preferência às maiores.
Aplicativos para baixar antes de ir pra Portugal
Não vou te deixar na mão, ein?! Além do clássico Google Maps, preparei uma lista de aplicativos que você deve ter em seu celular, que vão te ajudar a pegar transporte público em cada cidade a opções baratíssimas para ir a outros lugares e até países, por exemplo.
Não deixe mesmo de dar aquela olhada no link acima. 😉